Práticas culturais: reconhecimento e identidade

O objetivo dos pesquisadores, a partir de diferentes perspectivas, é analisar a constituição de práticas culturais, considerando as estratégias de poder constituídas; a dinâmica de reconhecimento e inclusão, em que agentes procuram legitimidade no espaço público; e, também, a circulação dessas práticas na constituição do imaginário nacional. Desenvolvem pesquisas neste campo: Alexandra dos SantosRaquel NoronhaTereza Ventura, e Victor Hugo Adler Pereira.

 Projetos de Pesquisa:
1. Os de dentro e os de fora : estudo dos mecanismos e dispositivos empregados na construção e acionamento da identidade étnica dos quilombolas de Tapera- Petrópolis/RJ
Alexandra dos Santos

Publicações:

  • SANTOS, A. . O sabor da história: práticas alimentares e identidade quilombola.. Revista Intratextos, v. 3, p. 53-71, 2012.
  • SANTOS, A. ; DOULA, S. . Em busca do elo perdido: reflexões sobre os estudos da alimentação como dado cultural e os serviços de extensão rural em comunidades de remanescentes quilbomolas. Revista de Extensão e Estudos Rurais, v. 1, p. 183-208, 2011.
  • SANTOS, A. ; PEREIRA, M.M.T. . ANTROPOLOGIA, LITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: entrevista com o Professor Valter Sinder. Revista Intratextos, v. 3, p. 183-191, 2011.
  • SANTOS, A. ; DOULA, S. . Mediando sabores:debate sobre a alimentação, políticas culturais e extensão rural. CSOnline (UFJF), v. 01, p. 267-287, 2010.
  • SANTOS, A. ; DOULA, S. ; FIUZA, A. L. C ; DIAS, Marcelo Miná . Entre a colher e a enxada: interfaces entre a alimentação e a cultura dos quilombolas de Piranga MG. Por Extenso: Boletim de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, v. 1, p. 13-17, 2009.

2. Iconografias do Maranhão: inovação na produção artesanal de Santa Maria e Brito
Raquel Noronha

Publicações:

  • NORONHA, R. G. . Sobre a louça, o linho e a rede: processos contemporâneos de construção de valor e identidade entre artesãs de Alcântara (MA). Revista Pós Ciências Sociais, v. 9, p. 175-199, 2012.
  • NORONHA, R. G. . Narrativas visuais: “ser quilombola” no Museu Afrodigital. In: Sérgio Figueiredo Ferretti. (Org.). Museus Afrodigitais e política patrimonial. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2012, v. 1, p. 177-198.
  • BRASIL, M. R. A. ; NORONHA, R. G. ; LIBERIO, C. G. . O papel do designer e a produção do sentido na construção de iconografias. In: Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil. (Org.). A imagem na idade mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo. São Luís: EDUFMA, 2010, v. 1, p. 26.
  • NORONHA, R. G. (Org.) ; SILVA, Patrícia Azevedo. (Org.) . Identidade é valor: as cadeias produtivas do artesanato de Alcântara. 1. ed. SÃO LUÍS: EDUFMA, 2011. v. 1. 130p

3. Cultura e justiça social: uma política cultural de novos direitos?
Tereza Ventura

Publicações:

  • Ventura, Tereza. Nem Barbárie nem Civilização São Paulo Anna Blumme, 2006.
  • Ventura, Tereza. A poética polytica de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2000.
  • Ventura, Tereza. Hip-hop reconhecimento e inclusão social: Rio de Janeiro e São Paulo. Revista Análise Social – Lisboa Junho/2009.
  • Ventura, Tereza. Dispositivos culturais e pesquisa formal no cinema de Glauber Rocha. Anais do Symposium Glauber Rocha Berlin out/2008.

4. Discursos sobre a pobreza e as desigualdades sociais no Brasil: literatura, cultura e pensamento social
Vitor Hugo Adler Pereira

O projeto estuda as formações discursivas que se desenvolveram em torno da pobreza e das desigualdades sociais, constituídas em temas destacados com maior ou menor ênfase no percurso da literatura e do pensamento social brasileiro. Analisa os tipos humanos, a recorrência de situações e a configuração de objetos de interesse ou pesquisa na ciência e na arte, comparando e contrastando diferentes momentos da história da cultura no país. Procura ampliar a compreensão dos procedimentos relativos à visibilidade em sua dinâmica e transformação, sobretudo a experiência de apreensão menos mediatizada pelos recursos estéticos ou a retórica tradicional na criação literária e na cinematográfica.

5. Literatura, cultura e desigualdades sociais
Vitor Hugo Adler Pereira

Estudo das manifestações literárias e culturais contemporâneas no Brasil que focalizam a pobreza e as desigualdades sociais, examinando o surgimento de novos públicos e o desafio aos cânones artísticos nestas.

Publicações:

  • PEREIRA, V. H. A. A incômoda e persistente memória da escravidão. In: Geraldo Ramos Pontes Jr.; Myrian Sepúlveda; Rogério Ferreira de Souza; Victor Hugo Adler Pereia. (Org.). Cultura, memória e poder: diálogos interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, v. 1, p. 185-200.
  • PONTES, G. R. (Org.) ; SANTOS, M. S. (Org.) ; PEREIRA, V. H. A. (Org.) ; SOUZA, R. F. (Org.) . Cultura, memória e poder: diálogos interdisciplinares. 1. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013. v. 1000. 278p .
  • PEREIRA, V. H. A. . O inventário e a atualização dos traumas urbanos na literatura e na cena cultural brasileira. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 19, p. 111-131, 2012.
  • FACINA, Adriana (Org.) ; ARAGÃO, Mirna (Org.) ; PEREIRA, V. H. A. (Org.) . Poesia Favela in Livro. 1. ed. Rio de Janeiro: EncantArte, 2012. 196p .
  • PEREIRA, V. H. A. . Nelson Rodrigues, o freudismo e o carnaval nos teatros modernos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. 122p .
  • PEREIRA, V. H. A. . A criminalização da pobreza e a literatura da miséria. Ipotesi (Juiz de Fora. Online), v. 15, p. 35-49, 2012.

Copyright © 2017 Arte, Cultura e Poder

facebook_page_plugin