Série Ceads Pesquisa

http://www.youtube.com/watch?v=ku7LCkRvMzk Este vídeo, realizado em 2007, apresenta o projeto “Ecomuseu Ilha Grande” de autoria de Myrian Sepúlveda e Mario Chagas. Ele faz parte da série CEADS Pesquisa, coordenada pela Professora Sonia Barbosa dos Santos, e tem como autor o documentarista Luiz Duarte. Apoio UERJ/CEADS e FAPERJ. FICHA TÉCNICA: Produção, Direção, Filmagens, Roteiro, e Edição: Luiz Duarte; Coordenação Científica (segunda temporada): Profa. Dra. Sonia Barbosa dos Santos; Apoio: FAPERJ, UERJ/CEADS

O Museu do Cárcere foi a primeira unidade inaugurada do “Ecomuseu Ilha Grande”, um projeto da socióloga Myrian Sepulveda dos Santos e do museólogo Mario Chagas, que teve por objetivo resgatar a história dos presídios que foram instalados na Ilha Grande com a intenção de proporcionar uma maior reflexão sobre a violência  existente no sistema penitenciário atual.

O Museu do Cárcere foi inaugurado no dia 5 de junho de 2009, nas ruínas da antiga padaria do Instituto Penal Cândido Mendes, com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Vieira Alves, de diversas autoridades e representantes da comunidade. O empreendimento recebeu apoio da FAPERJ e da UERJ.

No dia 21 de junho foi aberta à visitação a exposição “100 Anos de Cárcere”, de curadoria da socióloga Myrian Sepúlveda, autora do livro “Porões da República”, publicado pelas editoras UERJ/Garamond. A proposta de recuperação dos escombros do presídio teve a autoria do arquiteto João Calafate. Foram responsáveis pela proposta museográfica da exposição as museólogas Viviane Wermelinger e Gabriela Faria. Para mais notícias sobre a inauguração, ver http://www.ilhagrande.org/Eco-museu-Ilha-Grande.

Em 13 de dezembro de 2012, um novo prédio e novas instalações e exposições foram inauguradas, sob a direção do Prof. Gelson Rozentino. O museu desenvolve atividades de educação formal e não formal junto à comunidade. Entre seus objetivos também se destacam os projetos de preservação, investigação e divulgação do patrimônio material e imaterial da Ilha Grande. Sobre as atividades atuais, ver o blog http://museucarcereuerj.blogspot.com.br/

 

Copyright © 2017 Arte, Cultura e Poder

facebook_page_plugin